Sobre nós  

Os nossos Airedale Terrier são criados em ambiente familiar, em espaço exterior e interior, recorrendo a exercicio fisico diário. Acompanhados por cuidados veterinários desde a nascença e selecionados de acordo com o estalão da raça e com os conhecimentos que temos adquirido e que continuamos a aprofundar diariamente. A manutenção e reprodução da raça Airedale Terrier é desenvolvida por nós com com a alimentação mais adequada de forma a garantir um excelente desenvolvimento a nivel fisico e psiquico. Descendentes de Campeões do Mundo , da Europa e vários paises do continente Europeu e Americano, os exemplares Airedale possuem grande aptidão para poderem ser apresentados em concursos de beleza canina. São Airedale Terrier de caracter notável com uma aptidão acima da média tanto para cães de companhia, como para cães de guarda ou cães de trabalho.  Cachorros ocasionalmente disponiveis.

 

                       

História do Projecto 

O Projecto surgiu de forma simples,  sem pretensões de  qualquer ordem, apenas pelo grande interesse pela raça Airedale Terrier e tem vindo a desenvolver-se devido a uma crescente paixão, aliada à procura e solicitações que temos tido. Iniciou-se com a aquisição do primeiro exemplar, após profunda pesquisa acerca das caracteristicas desejadas num exemplar canino, às quais os Airedale Terrier correspondiam na perfeição e logo surgiu uma grande e forte paixão. Continua porém a ser uma iniciativa familiar. Pretendemos manter a criação de Airedale Terrier dentro daquilo que  consideramos ser saudável , justo e benéfico para os nossos cães.

E com orgulho divulgamos a raça em Portugal, Pátria nossa amada! Palavra de Airedale Terrier Portugal!

 

Free Website Translator

 

 

 "A história do Airedale Terrier", temperamento e descrição.

 

 

O Airedale Terrier pertence a uma família numerosa, composta por mais de trinta variedades de Terriers, quase todas utilizadas na caça e algumas, num passado já longinquo,  na luta de cães e/ou touros,  recentemente  são utilizados como cães de guarda e cães de companhia ou ainda cães de trabalho utilizados por algumas forças policiais.
 
O Airedale é o maior membro desta classe, é chamado o Rei dos Terrier's. Originário da Grã-Bretanha, pouco se sabe acerca do seu aparecimento. Pensa-se que surgiu no Vale do Aire, em Yorkshire, sendo originalmente conhecido por Waterside Terrier ou por Bingley Terrier.
 
A sua ascendência permanece misteriosa, apesar de serem apontadas algumas raças que possivelmente estiveram na base do seu aparecimento: o já extinto Old English Black-and-Tan Terrier; o “Broken-coated Working Terrier” e o “Rough-coated Black-and-Tan Terrier”. Pensa-se que este último esteve envolvido, em 1853, no cruzamento efectuado com um Otterhound, do qual herdou a agilidade para nadar.
 
O Airedale Terrier foi particularmente cobiçado para a caça aos ratos, texugos e lontras,  bem como para caça grossa como raposa, javali ou até mesmo ursos ou pumas e tendo-se ainda revelado um talentoso retriever de patos e galinholas de àgua. Capaz de nadar, farejar e perseguir a caça, este cão tornou-se particularmente popular pela sua agilidade e rapidez  bem como  pela sua extraordinária capacidade de aprendizagem.
 
O seu desenvolvimento é normalmente situado no séc. XIX, altura na qual participou em algumas exposições regionais de canídeos, organizadas por agricultores. A primeira que ainda há memória, decorreu em 1864, e foi organizada ela Airedale Agricultural Society. Em 1886, o nome “Airedale Terrier” é aceite pelo Kennel Club da Inglaterra, mas só em 1979 é que a raça é oficialmente reconhecida. No finais do séc. XIX, iniciam-se as exportações destes exemplares para os mais variados continentes.
 
O anúncio do novo século, trazia consigo uma fase mais feliz para o seu desenvolvimento, apesar da instabilidade causada pela guerras mundiais que afectou a criação e selecção de estirpes, em geral.
 
Em 1910, a raça foi introduzida nos EUA onde obteve considerável prestígio por parte do público e, até aos finais dos anos 50, a sua popularidade ascende continuamente, ao ponto de se tornar o mais preferido dos Terriers da sua classe e uma das raças caninas mais prestigiadas e apreciadas em todo o mundo.
 
Durante a I e II Guerras Mundiais, o Airedale revela-se muito útil aos exércitos britânico e russo, tendo actuado como mensageiro. Foi ainda extremamente cobiçado pela polícia para a patrulha das estações de caminhos-de-ferro e actuou como colector de dinheiro para a Cruz Vermelha, bem como em operações de salvamento. Todavia, a sua experiência não termina por aqui, já que foi igualmente utilizado em África, na Índia, e no Canadá, para a caça grossa (javalis, ursos, veados, grandes felinos) e, presentemente, como cão guia de cegos.
 
A sua popularidade atingiu o auge após a II Guerra Mundial, tendo sido adquirido por diversas personalidades famosas, tais como Theodore  Roosevelt, presidente dos Estados Unidos da América. Esta é, sem dúvida, uma das mais famosas raças de Terriers do mundo, prestígio justamente atribuído se pensarmos nas tarefas polivalentes que tem vindo a assumir nas mais variadas áreas, sempre com o seu sentido de responsabilidade e lealdade mas mantendo sempre a sua atitude positiva e o seu olhar unico e cativante.
 
Temperamento
O Airedale Terrier é um cão com uma personalidade forte e multifacetada, um cão espetacular. O primeiro aspecto a ter em conta, passa pela sua educação e socialização enquanto novo, já que, se for submetido a estas,  conseguirá obter uma companhia ainda mais completa e amiga.
 
Este cão é algo teimoso e deveras inteligente, muito mesmo, e pode “boicotar” os treinos mais sérios mas, normalmente são fáceis de treinar e aprendem com muita rapidez e facilidade. O ideal é que o seu dono possua alguma experiência com este tipo de personalidade e que saiba ser “dominante”, uma vez que de nada vale adoptar uma postura repressiva no treino, no entanto um proprietário com uma personalidade ponderada e paciente conseguirá orientar o seu temperamento rico de facetas e desempenhos.
 
É aconselhável que seja bem inserido no seio familiar e que durante o seu crescimento seja continuamente socializado e educado de forma consistente. Na verdade, muitos Airedale são considerados grandes participantes nas provas de agility  e obediência . Frequentemente são premiados nas diversas competições de beleza a nivel mundial de onde saem muitos multicampeões.
 
Na sua relação com os donos, são leais, dóceis e devotos. São muito bons amigos  das crianças e possuem uma forma de estar extrovertida e alegre, pelo que aceitam com relativa facilidade a companhia de pessoas fora do seu círculo familiar. Podem igualmente aceitar outros animais de estimação, se forem desde cedo habituados a viver com estes. 
 
Como cães de guarda são corajosos e protectores do seu território e família. No entanto, não são considerados animais naturalmente agressivos; ao invés, são animais seguros , determinados e possantes.
 
 
 
Descrição
É um cão de grande porte, cujo tamanho varia nos machos entre os 58 e 62 cm e nas fêmeas entre os 56 e 58cm. O seu peso oscila entre os 26 e os 33Kg.
 
A sua pelagem é de comprimento moderado e possui uma textura rija, densa e de arame. As cores permitidas são o preto e o fogo, distribuídas da seguinte forma: um manto (ou selim) preto cobre o topo do pescoço até à cauda, sendo que as restantes partes do corpo possuem várias tonalidades fogo (mais escuro nas orelhas). São permitidos alguns fios brancos no ante peito. Caso se pretenda apresentar o cão em exposições de beleza canina, este deverá ser submetido a um corte especializado - "striping". Caso contrário poderá recorrer a um cabeleireiro canino comum existente em qualquer  "loja de animais". Sugere-se que durante os meses mais frios do ano (Dez./Jan./Fev:) caso mantenha o seu Airedale em ambiente exterior durante todo o dia (jardim ou propriedade) , mantenha o pêlo crescido para lhe proporcionar aquecimento e proteção.
 
O crânio é comprido e achatado, ligeiramente largo entre as orelhas e com um chanfro pouco saliente. Os olhos são grandes, redondos e escuros e as orelhas são em forma de “V” e trazidas semi-caídas. O topo das orelhas estende-se sobre a linha crânio. O focinho é proporcional em relação à cabeça, desprovido de maçãs do rosto cheias e caracterizado por barba áspera.
 
O Airedale Terrier possui um porte atlético e musculado. O seu pescoço é moderadamente longo, firme e sem papadas, e o peito é amplo e profundo. O dorso é curto, recto e nivelado e os membros são robustos e dotados com uma boa estrutura óssea. Os pés são pequenos, redondos e a cauda de inserção alta é trazida empinada e não amputada segundo as normas actuais da FCI .
 
 
Observações
Estes cães possuem uma esperança média de vida que pode alcançar os 15 anos de idade. No entanto, há que estar atento ao seu crescimento, bem como proporcionar-lhe o devido acompanhamento médico, uma vez que já foram registados na espécie as seguintes doenças: displasia da anca, hipotireoidismo e dermatites. As orelhas, os olhos e os dentes, devem ser ocasionalmente alvo de limpeza por parte do seu dono.
 
A manutenção do seu pêlo poderá ser exigente, já que carece de ser escovada e tratada como já referimos antes, por um profissional caso se pretenda apresentar o cão em exposições de beleza, caso contrário deverá ser tratado duas vezes por ano (na altura da muda de pêlo). A barba e as patas poderão ser lavadas com alguma frequência para se manterem mais  limpas e lustrosa.
 
Estes cães adaptam-se bem à vida em apartamento, desde que lhe seja proporcionada a dose certa de exercício físico (entre 1 a 2 horas, ou sempre que lhe seja possivel). O ideal é que tenham acesso a um quintal, jardim ou quinta, onde possam estar livremente, pelo menos durante o dia, o que não exclui, obviamente, a prática diária de exercício físico.                        
 
 AIREDALE TERRIER PORTUGAL
 
 
 
 
Free Website Translator
 
 
 

Fantásticas ilustrações acerca da raça Airedale Terrier, super interessante!

 

Ilustração de Airedale Terrier na caça  (1906)

 

 

 

Ilustração de Airedale Terrier (1936)

 

Ilustração de Airedal Terrier  (1939)

 

Ilustração de Airedale Terrier (?)

 

Ilustração de Airedale Terrier (1929)

 

Lote de 6 ilustrações de Airedale Terrier em várias poses (?)

 

Ilustração de Airedale Terrier / Scottish Terrier (?)

 

Ilustração de Airedale Terrier / Kerry Blue Terrier / Dachshund / Flat Coated Retriever / Basset Hound / King Charles Spaniel  (1931)

 

Ilustração de Airedale Terrier / Saluki / Afghan Hound / Borzoi / Papillon / Pointer /  Flat-Coated  Retriever / Collie / Deerhound / Dogue Alemão ... (1931)